Filtrar


Questões por página:
As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia. Entre essas teorias, a primeira enfatiza a estrutura, tendo como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal, baseada em regras e normas, além de ter como foco a organização inteira. Como características, apresenta muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência. A segunda enfatiza tanto a estrutura como o ambiente, possuindo uma abordagem plural que foca a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, além de observar também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.
As teorias descritas são conhecidas, respectivamente, como:
“A afirmação de que ‘não há nada de absoluto nas organizações’, que ‘tudo é relativo’, ‘tudo depende’ corresponde ao preconizado pela teoria __________________. Diz também que há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos serviços da organização.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Blau e Scott são importantes autores da abordagem estruturalista no campo da administração. Entre suas relevantes contribuições, eles apontam que as organizações convivem com dilemas, ou seja, “escolhas entre alternativas nas quais algum objetivo terá de ser sacrificado no interesse de um outro” (Chiavenato,2014, p.305). Os dilemas estão na raiz dos processos de mudança gerados na organização, pois a mudança ocorre sempre que novas situações e problemas emergem e novas soluções precisam ser criadas. Um dos dilemas básicos na organização é o existente entre disciplina burocrática e especialização profissional.

Sobre esse dilema, é correto afirmar que:

Organização é um conjunto de recursos e de pessoas que realizam diferentes atividades, interagem entre si e com o ambiente de atuação para o alcance de objetivos comuns. A organização pode ser classificada em duas vertentes: organização formal e a organização informal.


Assinale nos parênteses dos itens a seguir:


1.Para organização formal.

2.Para organização informal.


( ) Possui recursos e pessoas formalmente ordenados e dispostos a realizar determinadas atividades, tendo por objetivo o atendimento do interesse público. Exemplo: Uma Prefeitura.

( ) É constituída por meio das relações espontâneas entre os indivíduos que participam da organização.

( ) Não é planejada e nem graficamente representada pelo organograma, pois é formada por meio de afinidades e interesses comuns e não precisa necessariamente existir interdependência entre as atividades.

( ) É usualmente marcada pela existência de hierarquia, de níveis de comando e de atividades interdependentes.

( ) Os objetivos são explícitos, os processos são bem definidos e a estrutura do relacionamento entre as pessoas e as tarefas é graficamente representada por meio do organograma, que é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETAS:

Assinale a alternativa que define o conceito de burocracia segundo Max Weber: