Filtrar


Questões por página:

“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”

(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

“O ar contém impurezas em quantidades variáveis, de acordo com o local (cidade ou campo) e estação do ano. Acham-se em suspensão na atmosfera, poeira, areia, fuligem, gases e outros elementos, que se depositam sobre os objetos, atacando-os. Para evitar os danos causados às peças expostas, é necessária uma limpeza constante.”

(BARROSO, Gustavo. Introdução à Técnica de Museus. Vol.1.)

Para medir as oscilações de temperatura e o grau de umidade relativa, utilizam-se os seguintes instrumentos, cuja leitura deve ser diária:

Texto I:

“No caso desse tipo de exposição podem-se selecionar acervos dos mais variados e temáticos possíveis. Essas exposições representam um importante veículo de dinamização e rotatividade nos museus. O caráter de novidade proporciona, ao lado do trabalho educativo, uma visita mais estimulante ao público visitante.”

(Bittencourt,2003.)

Texto II:

“Em uma exposição desse tipo, o importante é ter um bom plano de transporte e instalação da mostra, bem como o seguro de todo o acervo. Elas demandam, dependendo do perfil, uma grande soma de recursos, pois envolvem translado e hospedagem de equipe, acervo, seguros, divulgações específicas e outros.”

(Bittencourt,2003.)

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:

“Como um dos desafios atuais, a gestão é um processo imprescindível para a qualificação das instituições museológicas. É por meio dela que tais instituições implementam sua missão, visando ao cumprimento de seus objetivos.”

(CÂNDIDO, Manuelina.2014.)

No que diz respeito à gestão de museus, uma das preocupações deve ser a questão do público. Certos cuidados são fundamentais em relação a esse aspecto, entre os quais podemos destacar:

Entende-se por “ação cultural” toda a forma de atividade que possa dinamizar a atuação do museu e enriquecer a vivência da comunidade em que está inserido. O principal potencial do museu é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. Sobre a ação educativa e cultural dos museus, é correto afirmar que: