Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Currículo de Pernambuco, a avaliação deve ser vista “como oportunidade de reflexão do fazer pedagógico, voltada para a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes”. Mas, para que isso ocorra, faz-se necessário que ela assuma o devido protagonismo, estando inserida no processo de ensino e de aprendizagem em suas diferentes formas.
Considerando essas premissas sobre a avaliação, associe as duas colunas, relacionando os tipos de avaliação à sua definição.

1. Formativa.
2. Somativa.
3. Diagnóstica.
4. Autoavaliação.

( ) Traz implicações diretas sobre a prática pedagógica, pois pressupõe a utilização de instrumentos diversos (observação, portfólios, registros...), já que busca avaliar o percurso da aprendizagem e a organização de situações didáticas mais significativas.
( ) Afere as aptidões dos estudantes, suas necessidades e interesses, no momento inicial de um processo educativo. Possibilita ao professor retomar os conteúdos que o estudante não conseguiu aprender.
( ) Pode ser realizada tanto pelo estudante quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem.
( ) Visa atribuir notas e conceitos para o estudante ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, sendo normalmente realizada durante o bimestre.

A sequência correta dessa associação é, respectivamente:
Para o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, a religião é objeto de conhecimento
No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP) o Ensino Religioso é uma disciplina de formação ética e cidadã, devendo abordar
Em uma aula sobre cidadania digital, o professor Carlos pediu que seus alunos do ensino médio investigassem casos reais de uso inadequado de dados pessoais nas redes sociais. Os estudantes, organizados em grupos, deverão criar campanhas digitais de conscientização sobre privacidade e segurança online, apresentando suas propostas em uma feira escolar.

De acordo com o RCEMP, a principal contribuição de projetos, como esse para o desenvolvimento dos alunos, é
A diretora de uma escola no Rio Grande do Norte percebe que seus alunos do ensino têm dificuldade média na interpretação de gráficos e tabelas. Para resolver essa questão, a professora de informática decidiu implementar aulas que utilizam softwares de visualização de dados para que os estudantes analisem informações sobre a economia regional. O objetivo é que eles apresentem soluções para problemas reais utilizando ferramentas tecnológicas.

Assinale a opção que indica como o RCEMP justifica a utilização de tecnologia no ensino de análise de dados.