Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Proposta Curricular de Língua Portuguesa, contextualizar é perceber ou inferir o contexto de época, momento histórico da produção do texto, pleno de significações sociais, culturais, econômicas, políticas, religiosas, filosóficas, às quais o texto pode referir-se, explicitamente ou não, e das quais ele é uma manifestação. Sobre o ensino da contextualização, assinale a alternativa correta.
A Proposta Curricular de Língua Portuguesa tem como Eixo Temático I a Compreensão e Produção de Textos, o qual considera que todo texto se realiza como gênero, e todo gênero circula em algum suporte. Sobre o subtema “Operação de Contextualização”, assinale a alternativa incorreta.
O estudo dos recursos linguísticos que deverão ser objeto de reflexão sistemática – ou seja, o trabalho com o que tradicionalmente se identifica como estudo de gramática e de estilística – deverá ocorrer de forma integrada às demais dimensões do texto. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), assinale a alternativa incorreta.

O professor deve avaliar em que medida as inferências, os pressupostos e os raciocínios exigidos para a compreensão ou produção do texto estão ao alcance dos alunos. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. A proposta do CBC orienta que o professor deixe de trabalhar textos que exijam inferências e raciocínios mais complexos.


II. O professor deve considerar que quanto mais implícitas estão as marcas do ponto de vista do locutor (como ocorre, por exemplo, em passagens onde há alusões, metáforas e ironia) mais sutileza se exige do interlocutor.


III. Os objetivos de leitura interferem nas estratégias e nos resultados da leitura.


Estão corretas as afirmativas:

Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem.


( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática.


( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece.


( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos.


( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.