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A Resolução CEE/ES nº 5.190/2018 institui e orienta a implementação do Currículo do Espírito Santo, a ser respeitado obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades, no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nesse sentido, entre os princípios orientadores do Currículo do Espírito Santo estão, EXCETO:
No que se refere às áreas do conhecimento e dos componentes curriculares, na esteira da Resolução CEE/ES nº 5.190/2018, assinale a alternativa INCORRETA acerca da Educação Infantil.
Uma das metas do Plano Municipal de Educação de Cariacica (PMEC) é procurar investir, no mínimo, 35% a partir de 2023 das receitas de impostos na manutenção e desenvolvimento da educação pública municipal, bem como buscar ampliar o investimento público em educação pública, observando-se, a Lei de Responsabilidade Fiscal, sem prejuízo também do atendimento a outras necessidades básicas do Município. Para tanto, uma das estratégias é implementar o _______________ como parâmetro para o financiamento da educação de todas etapas e modalidades da educação básica, a partir do cálculo e do acompanhamento regular dos indicadores de gastos educacionais com investimentos em qualificação e remuneração do pessoal docente e dos demais profissionais da educação pública, em aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino e em aquisição de material didático-escolar, material bibliográfico, alimentação e transporte escolar.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna, nos termos do PMEC?
Leia as afirmativas a seguir:
I. A utilização de materiais diversificados como jornais, revistas, folhetos, propagandas, computadores, calculadoras, filmes, impede o aluno de sentir-se inserido no mundo à sua volta.
II. É dever do servidor público demonstrar cuidado no tratamento com o usuário dos serviços.
III. Manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho é uma obrigação do servidor público.
Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o próximo item, relativo às disposições do currículo de Sergipe para o componente de ciências.


A principal finalidade do componente de ciências da natureza é estimular o estudante por meio da prática da investigação científica e ampliar a visão que ele possui de si e dos outros seres vivos, assim como dos fenômenos naturais e das interações que ocorrem no ambiente.