Filtrar


Questões por página:
Um estabelecimento, que trabalha continuamente durante o ano, é classificado como grau de risco 3 na CNAE (versão 2.0) e possui 25 empregados.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nesse estabelecimento deve ser formada por
mostrar texto associado

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Para a constituição da CIPA, o hospital deverá contratar profissionais da área de segurança do trabalho, com a finalidade específica de instituí-los como membros dessa comissão.

mostrar texto associado

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


O hospital ficará dispensado de constituir uma CIPA caso já tenha constituído um SESMT, pois as funções da CIPA podem ser desempenhadas pelos próprios profissionais do SESMT.

mostrar texto associado
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ? CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Em relação à CIPA, considere:

I. A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados.
II. A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse, com carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias, e será realizado durante o expediente normal da empresa.
III. A CIPA terá reuniões ordinárias mensais e serão realizadas fora do expediente normal da empresa e em local apropriado.
IV. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão indicados pelo empregador.

Ao realizar uma vistoria de rotina em uma indústria com 200 funcionários, um integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) percebeu que uma prensa mecânica excêntrica operava sem clausura da zona de prensagem, oferecendo risco grave e iminente a seu operador. Imediatamente o empregado comunicou o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de sua empresa e solicitou a paralisação do equipamento.


Com base nas características da CIPA normatizadas na NR5, o funcionário agiu de modo