Filtrar


Questões por página:
Algumas orientações de modificações na dieta podem amenizar os efeitos adversos relacionados ao tratamento oncológico. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Em caso de mucosite, deve-se incentivar o consumo de alimentos ácidos, inclusive orientando a adição de gotas de limão à água. II. Em caso de constipação intestinal, deve-se orientar a restrição de consumo de alimentos com ação constipante, tais como feijões, abóbora e quiabo. III. Em caso de disfagia, deve-se orientar ingestão de pequenos goles de água ou suco durante as refeições para ajudar a engolir.
Assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino,45 anos com tumor maligno de esôfago em terço médio inferior, no momento se encontra em tratamento radioterápico e apresenta limitação da ingestão alimentar, a avaliação nutricional revelou índice de massa corporal de 17 kg/m2 e depleção da musculatura somática.
Assinale a opção em que se encontra a recomendação proteico e energética para esse paciente ganhar peso.
A desnutrição em câncer é multifatorial, provém da anorexia decorrente de fatores anoréticos produzidos pelo tumor ou hospedeiro, dor ou obstrução do trato gastrintestinal. Os sintomas mais frequentes em câncer de cabeça e pescoço é a xerostomia provocado pelos efeitos colaterais da rádio e da quimioterapia. Para minimizar esse efeito, a conduta nutricional deve:

J. K. F., sexo masculino,76 anos, reside em casa de alvenaria, com uma filha, no Município de Marechal Deodoro – AL. Há, aproximadamente, dois meses foi diagnosticado com carcinoma colorretal. Segundo relato da sua filha e cuidadora, o idoso vem apresentando perda de peso não intencional nos últimos seis meses. Nesse período, foram observados apatia, cansaço e redução da sua capacidade funcional. Hipertenso há cerca de quatro anos, refere constipação com frequência de dejeções de, aproximadamente, duas vezes por semana e, algumas vezes, com ajuda de laxativos. Nega etilismo e tabagismo, e não pratica atividade física.

Dados antropométricos: peso atual: 52 kg; peso habitual: 78 kg; altura: 1,76 m; e circunferência da panturrilha: 25 cm. Segundo a última diretriz de terapia nutricional para o paciente com câncer da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2019), para esse paciente, considera-se uma oferta energética de

O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e a manutenção do peso saudável são fatores protetores do câncer de