Filtrar


Questões por página:
Sobre cirurgias bariátricas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A expedição do laudo (para realização da cirurgia) pelo nutricionista é contraindicada nos casos em que a obesidade é decorrente de doenças endócrinas; em jovens em fase de crescimento; nos casos de pacientes com dificuldade de compreender riscos, benefícios, resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanças no estilo de vida requeridas pela cirurgia, cuja liberação deverá ser, preferencialmente, conjunta com a equipe multiprofissional. II. Para emitir o laudo para a realização da cirurgia, o nutricionista deve limitar-se às informações provenientes do seu acompanhamento nutricional. E deve ainda conter dados que permitam a correta identificação do nutricionista, como nome completo, profissão, número de inscrição e respectiva jurisdição do CRN. III. O nutricionista deve evitar emitir laudo nutricional para cirurgia bariátrica com apenas uma consulta, tendo em vista a importância do acompanhamento nutricional prévio.
Em relação a terapia nutricional imunomoduladora, muito utilizada por pacientes com diagnóstico nutricional de desnutrição e que serão submetidos a cirurgias de grande porte, quais seriam seus principais benefícios?
As fístulas podem ser uma complicação após uma cirurgia gastrointestinal, mas também podem ser decorrentes de doença de Crohn, abscessos, traumas, isquemia, radiação de tumores. O resultado é o extravasamento do conteúdo gastrointestinal através da mucosa “rompida”, atingindo órgãos vizinhos, como bexiga, vagina ou outro local do trato gastrointestinal. São fatores relacionados à mortalidade de pacientes com fístulas digestória, exceto: