Filtrar


Questões por página:
Os irmãos Pedro e Ricardo nasceram, respectivamente, nos dias 01/07/2020 e 16/04/2022. Eles foram levados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma consulta de rotina no dia 24/10/2022. De acordo com gráficos de crescimento infantil da Caderneta de Saúde da Criança, as idades que devem ser procuradas para realização do diagnóstico nutricional são:
Analise as afirmativas a seguir sobre o manejo dos sintomas típicos do período gestacional e assinale a alternativa CORRETA.
I. Náuseas e vômitos, azia e sintomas de refluxo: estimular a mastigação adequada; aumentar o fracionamento das refeições, com redução do volume em cada refeição; evitar deitar após as refeições; evitar roupas apertadas na região abdominal; reduzir o consumo de gorduras na dieta; manter a hidratação adequada; consumir alimentos mais secos, cítricos e fazer uso de gengibre.
II. Constipação intestinal e flatulência: manter a ingestão hídrica adequada; estimular o consumo ideal de fibras solúveis e insolúveis, estimular o uso coadjuvante de probióticos; respeitar a tolerância individual a alimentos que causam flatulência.
III. Hipocloridria: redução fisiológica da secreção de suco gástrico, que resulta na intolerância ao consumo proteico. Ajustar a consistência das carnes e de outras fontes proteicas, de modo a facilitar o processo digestivo e favorecer a aceitação alimentar.
IV. Intolerância às gorduras: devido a redução fisiológica da concentração da bile. Evitar refeições com grande volume de gorduras, fracionar ao longo das refeições.
De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), a avaliação da ingestão oral deve ser feita diariamente para identificar precocemente os idosos com baixa ingestão e, por conseguinte, iniciar uma terapia nutricional que garanta a cobertura de toda necessidade nutricional. Nesse contexto, é um indicador de mau prognóstico uma ingestão oral menor que
Em relação à vitamina D, meta-análises recentes recomendam a sua suplementação para as pessoas idosas para prevenção de fraturas e outros transtornos. De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), a suplementação de vitamina D, associada ou não a reposição de cálcio, está indicada para idosos a partir de
Segundo a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), idosos têm aumento das suas necessidades proteicas, em função de alguns fatores, por exemplo,