Filtrar


Questões por página:

No tratamento da diarreia, é importante investigar sua causa. O aumento da frequência (normalmente acima de 3 vezes/dia) de eliminação de fezes semipastosas ou líquidas caracteriza-se como diarreia, sendo acompanhada por perda excessiva de líquidos e eletrólitos. Sendo assim, recomendações nutricionais como a oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas são necessárias:




1. Ocorrência de secreção ativa de eletrólitos e água pelo epitélio intestinal (por exemplo, por exotoxinas bacterianas ou vírus).

2. Presença no intestino de solutos osmoticamente ativos, inadequadamente absorvidos (por exemplo na deficiência de lactase).

3. Condições em que há exposição inadequada do quimo no epitélio intestinal (por exemplo, síndrome do intestino curto).

4. Associações a lesões de mucosa, que levam à eliminação de muco, sangue e proteínas plasmáticas (por exemplo, colite ulcerativa, enterite por radiação).



Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, a:

Imagine que você é nutricionista de uma UBS e durante uma consulta, a mãe se queixou de que o filho de um ano está com diarreia aguda a 3 dias. A conduta nutricional deve, primeiramente:
Entre as dietas modificadas em consistência, qual é a indicada para pacientes com doenças do trato digestório, sem alimentos flatulentos e em transição para a dieta geral?
Para o tratamento dos sintomas gastrointestinais do paciente com síndrome do intestino irritável tem sido preconizada uma dieta pobre em FODMAPs.
Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA com relação a essa dieta:
Pacientes que requerem dietas obstipantes devem evitar a ingestão de determinados alimentos, por exemplo,