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A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) objetiva a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.
Além do controle e da regulação dos alimentos, a vigilância alimentar e nutricional, a gestão das ações de alimentação e nutrição, a participação e o controle social integram as diretrizes da PNAN e indicam as linhas de ações para o alcance de seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e de promover a saúde da população.
A melhoria do acesso à saúde e da renda da população brasileira não impactaram os indicadores de deficiência de micronutrientes: as deficiências de vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil, principalmente em crianças e em mulheres em idade fértil. Com referência a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
As ações de prevenção das carências nutricionais específicas por meio da suplementação de micronutrientes são de responsabilidade dos serviços de atenção básica.
A respeito de aspectos referentes a alimentação e nutrição, julgue o próximo item.
Pela comparação dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2002-2003, observa-se um aumento na prevalência estimada de excesso de peso mais acentuado entre os homens.
As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.
As abordagens pedagógicas adotadas em educação alimentar e nutricional devem privilegiar processos passivos de aprendizagem, nos quais a teoria adquire papel preponderante sobre a prática em face da responsabilidade do educador no que se refere à segurança alimentar dos educandos.
As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.
A lei que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar nas escolas públicas prevê a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem, perpassando o currículo escolar, em que seja abordado o tema alimentação e nutrição assim como o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.