Filtrar


Questões por página:
Educar e cuidar podem ter significados diferentes quando se analisa cada palavra isoladamente, mas em se tratando do ambiente educacional seus conceitos se estreitam diante da necessidade de proporcionar à criança um ambiente capaz de ampliar seus conhecimentos, valorizando e respeitando sua criatividade e a maneira de se expressar. Neste contexto podemos afirmar que:
“A saúde das crianças nas creches é uma preocupação dos pais e professores. Por mais que seja praticamente impossível ficar 100% imune a bactérias e vírus, é importante evitar que as chances de contaminação aumentem”. Aline Czezacki, para o Blog da Saúde www.blog.saude.gov.br Nesta publicação de 30 de setembro de 2016 são descritas algumas orientações para a manutenção da saúde de crianças em ambientes educacionais. Apesar de não serem regras com efeito de lei, tais orientações devem ser levadas em consideração na prática diária. Podemos afirmar que NÃO consta entre estas regras:
Ao conceituarmos puericultura no contexto educacional podemos dizer que:
Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças:

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que