Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir quanto à educação física de concepção crítica.

Está no horizonte do professor de educação física a mobilização de conceitos que reforcem no estudante uma compreensão dos aspectos em torno das práticas corporais que se articulam à promoção da saúde.

Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
As competências e habilidades propostas para os anos iniciais do ensino fundamental se apresentam como um desafio, visto que têm como demanda a formação de um sujeito social logo no início do processo de escolarização.

Julgue o item que se segue.


As instituições de Educação Infantil são responsáveis pelos procedimentos de avaliação que devem considerar a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês e das crianças e que, de forma assincrônica, buscam acompanhar a prática pedagógica e realizar a observação do processo de desenvolvimento de cada criança e de todo o grupo quanto às suas conquistas, avanços e possibilidades.

Julgue o item que se segue.


O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem-estar da criança, tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva, as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades estritamente pedagógicas.

Julgue o item que se segue.


Como atividade dominante na infância, tendo em vista as condições concretas da vida das crianças, a brincadeira pode ser uma das formas pelas quais estas começam a aprender. Dessa forma, a brincadeira poderá configurar-se como espaço de diagnóstico dos interesses e necessidades infantis e se transformar em espaço de experimentação e estabilização de conhecimentos e afetos, por meio das interações entre crianças e adultos, possibilitando a criação de um vínculo com o trabalho nas diferentes áreas do conhecimento.