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No texto introdutório sobre “Ensinar e aprender sociologia no Ensino Médio” é apresentado um breve histórico do ensino do componente curricular de sociologia no Brasil desde 1890.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
“Pensar a relação entre a Ciência Social e o chamado saber de senso comum implica considerar todo um conjunto de questões teórico-metodológicas articuladas, tais como: a natureza específica das crenças (inter)subjetivas que os atores mantêm acerca dos contextos societários em que estão imersos; o papel ontológico desempenhado por essas crenças na produção, reprodução ou transformação de tais contextos; e, por fim, os modos heuristicamente mais apropriados pelos quais a pesquisa empírica deve lidar com as “sociologias espontâneas” dos agentes leigos, em sua tarefa de elucidação da agência humana e da vida social”.
Adaptado de PETERS, Gabriel. Anthony Giddens entre a hermenêutica e a crítica: o status do conhecimento de senso comum na teoria da estruturação, in Plural, São Paulo,2014, p.169.
Com base no trecho, é correto afirmar que a sociologia como ciência

Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.

Uma das características do Positivismo é:

É CORRETO afirmar que a Sociologia
O desenvolvimento da sociologia no Brasil é dividido em quatro períodos pela maioria dos estudiosos do assunto. O sociólogo e filósofo Nildo Viana, em seu livro Introdução à Sociologia (2006), estabelece os quatro períodos da seguinte maneira: 1) Do final do século XIX até a década de 1930: a fase de elaboração.2) De 1930 até 1945: o início da institucionalização.3) O período da consolidação: a partir de 1945.4) O pleno desenvolvimento da ciência, com aprofundamento dos temas: aproximadamente entre os fins dos anos 1950 e início dos anos 1960. (Disponível em: http://ricardorose.blogspot.com.br/2011/12/o-desenvolvimento-da-sociologia-no.html.)
Sobre esses períodos e suas respectivas características e acontecimentos, assinale a afirmativa a correta.