Disciplina:
Sociologia
No texto introdutório sobre “Ensinar e aprender sociologia no Ensino Médio” é apresentado um breve histórico do ensino do componente curricular de sociologia no Brasil desde 1890.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.