Filtrar


Questões por página:
Fochi narra situações envolvendo bebês para daí extrair reflexões pedagógicas. Em uma delas, ele parte de um conjunto de fotografias, como na imagem e afirma que “Caio olha fixamente Lara Cristina, e esse olhar parece ter um objetivo claro ” ______ (FOCHI,2015, p.99).
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

As relações humanas, embora complexas, são elementos fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Sobre o relacionamento no avanço do processo ensino-aprendizagem, julgue o item a seguir.


No processo ensino-aprendizagem, a relação professor-aluno deve ser marcada pela bidirecionalidade, ou seja, pela influência existente do professor sobre o aluno, assim como do aluno sobre o professor.

O reconhecimento do complexo afetivo (emoções, sentimentos e paixões) aponta para a necessidade de discussão das aporias natureza e cultura, objetividade e subjetividade, buscando superar a ingenuidade do senso comum e o inatismo biológico. Inúmeras são as abordagens que ressaltam a importância da afetividade para as relações humanas e como tais relações interferem positiva ou negativamente em nosso comportamento, influenciando sobremaneira o processo de aprendizagem, o convívio social e as demandas mais elementares da vida cotidiana (SILVA, 2020). Acerca da afetividade no processo de aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.

A afetividade figura em documentos governamentais e na literatura que trata das questões que envolvem a construção de valores éticos e o desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis na relação professor-aluno.

Com relação à dimensão afetiva, assinale a afirmativa improcedente.

A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história. Dessa forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe dá origem.

(Adaptado de: DANTAS, H. “Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon”. In: Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão,1992, p.85 e 86)


De acordo com o texto,