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Jonathan Turner também trata do conceito de socialização na cultura e na estrutura social, para mostrar que se trata de um processo vital para a sociedade e para o indivíduo. Segundo ele, é também pela socialização, pela interação com os outros que adquirimos a nossa personalidade. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo:
I. A personalidade do indivíduo depende das relações que estabelecemos com os outros, pois sem socialização não saberíamos o que valorizar, o que fazer, como pensar, como conversar, para onde ir ou como reagir. Apesar de a socialização nos primórdios da vida ser a mais importante, nunca paramos de ser ‘ressocializados’ através da trajetória da vida.
II. Temos capacidades que nos possibilitam atuar na mesma sociedade. Uma delas e que é essencial é a aquisição de motivações que nos direcionam a ocupar um status e desempenhar papéis se uma sociedade deve ser mantida. Outra capacidade é cultural. Todos nós devemos partilhar compromissos com valores comuns, crenças e normas institucionais. Ainda outra capacidade é nos vermos como um objeto, ou ter uma imagem de nós mesmos como um certo tipo de pessoa. Outra capacidade é a colagem de habilidades de desempenhar papeis e capacidades. E, a outra capacidade pessoal gira em torno das emoções, que são adquiridas também pela socialização.
III. É a aquisição de capacidades por meio da socialização, da interação com os outros que nos é permitido participar continuamente das estruturas da organização social. Todos nós devemos ter capacidades básicas para a sociedade existir.
IV. Cada um de nós é feito unicamente pela socialização, isto é, pela nossa biografia de interação específica com os outros em um contexto cultural e social. Essa biografia pode ser o que mais nos interessa sobre a socialização, pois todos nós queremos saber o que nos fez ser a pessoa que nos tornamos.
Estão corretas as afirmativas:
I. A personalidade do indivíduo depende das relações que estabelecemos com os outros, pois sem socialização não saberíamos o que valorizar, o que fazer, como pensar, como conversar, para onde ir ou como reagir. Apesar de a socialização nos primórdios da vida ser a mais importante, nunca paramos de ser ‘ressocializados’ através da trajetória da vida.
II. Temos capacidades que nos possibilitam atuar na mesma sociedade. Uma delas e que é essencial é a aquisição de motivações que nos direcionam a ocupar um status e desempenhar papéis se uma sociedade deve ser mantida. Outra capacidade é cultural. Todos nós devemos partilhar compromissos com valores comuns, crenças e normas institucionais. Ainda outra capacidade é nos vermos como um objeto, ou ter uma imagem de nós mesmos como um certo tipo de pessoa. Outra capacidade é a colagem de habilidades de desempenhar papeis e capacidades. E, a outra capacidade pessoal gira em torno das emoções, que são adquiridas também pela socialização.
III. É a aquisição de capacidades por meio da socialização, da interação com os outros que nos é permitido participar continuamente das estruturas da organização social. Todos nós devemos ter capacidades básicas para a sociedade existir.
IV. Cada um de nós é feito unicamente pela socialização, isto é, pela nossa biografia de interação específica com os outros em um contexto cultural e social. Essa biografia pode ser o que mais nos interessa sobre a socialização, pois todos nós queremos saber o que nos fez ser a pessoa que nos tornamos.
Estão corretas as afirmativas:
A escola é uma importante instituição social, responsável pela socialização do indivíduo, mas também local de reprodução da desigualdade social, é a leitura que se faz pelo enfoque da sociologia da educação. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Partindo do entendimento de Anthony Giddens sobre a socialização, passando pelo aprendizados dos papéis sociais, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
Sociologia
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O conceito de participação política tem seu significado fortemente vinculado historicamente à conquista dos direitos de cidadania, tendo cidadania como um conceito de variável contextual.
Disciplina:
Sociologia
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O voto feminino nacional, advento do ano de 1932, decorre de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, liberando todas as mulheres a exercerem a sua cidadania por meio da participação política nas eleições brasileiras.