Filtrar


Questões por página:
Os Transtornos Alimentares (TA) são quadros psiquiátricos de etiologia multifatorial, cujos critérios diagnósticos são pautados em características psicológicas, comportamentais e fisiológicas. Levando em consideração as características dos transtornos alimentares e o tratamento nutricional dessas condições, analise as sentenças a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O medo intenso de ganhar peso ou de engordar, ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso, mesmo estando com peso significativamente baixo é um dos critérios diagnósticos da anorexia nervosa.
( ) Do ponto de vista alimentar, os TAs são caracterizados por uma perturbação não persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, que compromete a saúde física ou o funcionamento psicossocial.
( ) Alguns dos objetivos gerais do tratamento nutricional envolvem: adequação do peso; cessação das práticas de restrição, compulsão e compensação; melhora da estrutura, do consumo e de atitudes alimentares; e diminuição ou eliminação dos distúrbios de imagem corporal.

Analisadas as sentenças, assinale a alternativa que agrupa a sequência CORRETA.
mostrar texto associado

A partir do caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir.


O quadro de dor abdominal e cólica relatado pela paciente pode estar relacionado tanto à sua alergia alimentar como ao transtorno alimentar associado ao vômito.

mostrar texto associado

A partir do caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir.

A paciente em questão aparentemente apresenta um quadro de bulimia.

Tendo em vista que excesso de peso é considerado atualmente um problema mundial de saúde pública, julgue o item a seguir.


Obesidade dos pais, sedentarismo, peso ao nascer e aleitamento materno são aspectos relacionados à obesidade infantil.

mostrar texto associado

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item seguinte, com relação a diagnóstico, fatores etiológicos e tratamento da obesidade.


Conforme a Organização Mundial de Saúde, esse paciente apresenta obesidade grau I, que se associa a elevado risco de doenças.