Filtrar


Questões por página:
A cavidade oral é a porta de entrada do sistema digestório, onde ocorre a mastigação e se inicia a digestão. Ela comunica sistemas digestório e respiratório com o meio externo, participa da geração de sons da fala e modifica características da ressonância do trato vocal. O conhecimento da sua anatomia é fundamental para a compreensão do funcionamento do sistema estomatognático e para a realização dos procedimentos odontológicos.
Sobre a anatomia, julgue os itens e assinale VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( )As bochechas são constituídas por quatro camadas: pele; tecido subcutâneo; músculo, representado pelo músculo bucinador e submucosa, onde estão vasos sanguíneos, menos calibrosos que nos lábios, e glândulas salivares menores, em menor quantidade que nos lábios. ( )Os lábios são constituídos por cinco camadas: pele onde há glândulas sebáceas e sudoríparas;tecido subcutâneo, onde há tecido adiposo e fáscia esparsa; músculo, representado pelo músculo orbicular da boca; submucosa, onde estão vasos sanguíneos e glândulas salivares menores e mucosa, denominada mucosa labial. ( )A língua é inervada por três nervos, com a seguinte distribuição: Inervação sensitiva geral do corpo lingual: nervo lingual, ramo do nervo trigêmeo, inervação sensitiva gustatória do corpo lingual: nervo corda do tímpano, ramo do nervo facial e inervação sensitiva geral e gustatória da raiz lingual: nervos glossofaríngeo e vago.
A sequência CORRETA É:

Quais são as estruturas anatômicas que podem ser projetadas em uma radiografia periapical realizada na região de molares inferiores esquerdo?

Paciente comparece ao consultório odontológico apresentando o dente 37 com extensa destruição coronária por lesão cariosa. O exame radiográfico periapical, revelou lesão de furca importante associada ao referido dente. O plano de tratamento estabelecido para o paciente foi a exodontia do dente 37. Para realizar este procedimento cirúrgico, faz-se uso do:

Paciente do sexo feminino, melanoderma,48 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico apresentando a lesão evidenciada na figura a seguir. Esta lesão é assintomática, não gera expansão óssea e foi identificada ao caso, durante a realização de exames radiográficos para documentação ortodôntica. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta para este caso?

 

 

Fonte: NELSON, Brenda L & PHILLIPS, Billy J. Head and Neck Pathology, v.13, n.4,2019.

Paciente de 17 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico apresentando lesão cariosa na região oclusal do dente 36. A profundidade da lesão cariosa equivale ao número 4 da representação esquemática a seguir. Para a proteção do complexo dentinopulpar deste dente, recomenda-se o uso de

 

 

 

Disponível em: Acesso emhttps://dentisticahoje.blogspot.com/2017: 4 de setembro de 2022.