Filtrar


Questões por página:
Acerca da ultrassonografia ocular, julgue as frases abaixo.
I. Um dos tumores intraoculares mais comuns em adultos, o melanoma uveal aparece na ultrassonografia como uma massa sólida ecogênica, geralmente com bordas irregulares e pode apresentar áreas de cavitação ou calcificação. A ultrassonografia em modo A pode ser usada para avaliar a acústica interna do tumor. II. O descolamento de retina é identificado como uma separação entre as camadas da retina, que aparece como uma estrutura hiperecoica móvel, frequentemente visível na cavidade vítrea. A presença de movimento com o movimento ocular (sinal de “ondas”) pode ajudar a diferenciar o descolamento de outras membranas intraoculares. III. Hemorragias vítreas aparecem como áreas ecogênicas dentro do vítreo. A ecogenicidade pode variar dependendo da quantidade e localização do sangue, podendo aparecer como pontos ecogênicos móveis ou como uma opacidade difusa que obscurece as estruturas do fundo do olho.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
O diagnóstico diferencial do tracoma inflamatório folicular (TF) deve ser feito considerando as outras conjuntivites foliculares agudas e crônicas, tais como:
I- Foliculose: presença de pequenos folículos difusos, sem inflamação, mais frequentes no fórnix e desaparecendo em direção à margem palpebral. A pálpebra superior é pouco afetada e associa-se à hiperplasia linfoide generalizada observada em crianças; II- Conjuntivite folicular tóxica: como a conjuntivite viral pelo Adenovírus, geralmente associada a sintomas sistêmicos agudos, enterovírus e herpes simplex; III- Conjuntivite de inclusão: observada após uso prolongado de drogas tópicas oculares como, por exemplo, mióticos (pilocarpina) e idoxiuridina, ou uso de cosméticos ou ainda na conjuntivite pelo vírus do molusco contagioso (Molluscipox vírus). Há presença de folículos, que no caso de uso de cosméticos, podem estar pigmentados.
Dos itens acima:
São exemplos recursos ópticos para perto os itens apresentados abaixo, com exceção apenas de:
A definição de baixa visão (ambliopia, visão subnormal ou visão residual) é complexa devido à variedade e à intensidade de comprometimentos das funções visuais. Tais funções abrangem:
A úvea contém muitos vasos sanguíneos - as veias, artérias e capilares - que levam sangue de um olho para o outro. A úvea nutre muitas partes importantes do olho (como a retina), e uma inflamação nessa região pode danificar a visão. A uveíte é classificada em anterior, intermediária, posterior e panuveíte, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer em um olho ou nos dois olhos. Em muitos casos, a causa específica de uveíte não é clara, pode haver diferentes causas e ser relacionada a diversas outras doenças. Diante do exposto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das causas mais importantes de uveíte.