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Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


A contratada somente terá direito a reajustamento um ano após o início da obra.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


O acréscimo de prazo de execução implica aumento de custos de administração local.

Seis meses após o início de uma obra contratada por empreitada por preço unitário, a construtora responsável pela execução de determinada rodovia pleiteou um acréscimo de quantitativo em razão de erro de projeto. Além disso, devido ao aumento de serviços, a construtora solicitou pagamento de reajustamento e acréscimo de prazo de execução.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.


A variação de quantitativo em decorrência de erro de projeto é risco da contratada, que já será ressarcida no item riscos e eventuais, constante na composição das bonificações e despesas indiretas (BDI).

O responsável técnico pela elaboração do orçamento de obras rodoviárias públicas, ao adotar o SICRO, deve observar as alterações de metodologia em relação aos sistemas anteriores. A respeito dessas inovações metodológicas, julgue o item subsequente.

Como a produção dos serviços de execução de obras rodoviárias sofre influência direta das condições climáticas, o SICRO prevê um fator de influência de chuvas (FIC), a ser aplicado sobre o custo unitário de execução desses serviços.
O responsável técnico pela elaboração do orçamento de obras rodoviárias públicas, ao adotar o SICRO, deve observar as alterações de metodologia em relação aos sistemas anteriores. A respeito dessas inovações metodológicas, julgue o item subsequente.
Em composições de serviços de escavação, carga e transporte de materiais de jazida, deve-se incluir a motoniveladora para a manutenção dos caminhos de serviço em leito natural, tanto em revestimento primário quanto em rodovia pavimentada, devendo-se ajustar o coeficiente desse equipamento para cada tipo de via.