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A apresentação dos dados coletados de acordo com o Censo da Educação Superior de 2022 mostra que a taxa de desistência no ensino superior brasileiro foi de 58% no ensino presencial e 59% no ensino a distância. A evasão no ensino superior (2022) é maior nas instituições privadas (quase 61% do total) e nas instituições públicas é menos, cerca de 40%. As possíveis causas verificadas indicam que a desistência do aluno no curso acontece pela necessidade de buscar um emprego para auxiliar as dificuldades enfrentadas por suas famílias, ausências frequentes, reprovações, falta de conexão com a escola, gravidez na adolescência, a falta de preparo para as provas, a baixa autoestima em relação ao desempenho acadêmico e até mesmo a falta de conhecimento dos próprios direitos.
[Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados]
Em outubro de 2023, as lideranças do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram e comentaram os resultados do Censo do ensino superior. Os comentários trouxeram, além das causas, algumas soluções à evasão dos alunos do ensino superior que são apresentadas nas afirmativas abaixo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O levantamento dos dados divulgados e as informações delineiam políticas públicas cada vez próximas da realidade dos fatos.
II. A permanência e o acesso aos recursos acadêmicos no que diz respeito à evasão dos estudantes ainda não são identificados mesmo com os dados coletados. Apresentam fragilidade sobre a assiduidade dos alunos.
III. A amostragem dos dados indicaram que os alunos cotistas, os alunos beneficiados pelo Prouni e pelo Fies não conseguiram os melhores rendimentos, não alcançando a melhor taxa de conclusão dos cursos.
IV. Os dados apresentam que o caminho mais assertivo é cuidar dos alunos, principalmente dos que mais precisam, porque eles manifestam resultado satisfatório quando solicitados a ingressar na educação superior.
Estão corretas as afirmativas:
[Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados]
Em outubro de 2023, as lideranças do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram e comentaram os resultados do Censo do ensino superior. Os comentários trouxeram, além das causas, algumas soluções à evasão dos alunos do ensino superior que são apresentadas nas afirmativas abaixo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O levantamento dos dados divulgados e as informações delineiam políticas públicas cada vez próximas da realidade dos fatos.
II. A permanência e o acesso aos recursos acadêmicos no que diz respeito à evasão dos estudantes ainda não são identificados mesmo com os dados coletados. Apresentam fragilidade sobre a assiduidade dos alunos.
III. A amostragem dos dados indicaram que os alunos cotistas, os alunos beneficiados pelo Prouni e pelo Fies não conseguiram os melhores rendimentos, não alcançando a melhor taxa de conclusão dos cursos.
IV. Os dados apresentam que o caminho mais assertivo é cuidar dos alunos, principalmente dos que mais precisam, porque eles manifestam resultado satisfatório quando solicitados a ingressar na educação superior.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
Prefeitura de Caraguatatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
Sobre didática e organização do ensino, assinale a afirmativa incorreta.
Concurso:
Prefeitura de Guaraciaba do Norte - CE
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o conceito de ensino regular no Brasil, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) tendo como referência os princípios da avaliação da aprendizagem, conforme preconizado no documento intitulado: Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).
1 ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem;
2 ( ) A avaliação somativa, que ocorre ao final de um período, é suficiente para acompanhar o progresso dos alunos e orientar a prática pedagógica;
3 ( ) A avaliação deve ser diagnóstica, buscando identificar as necessidades individuais dos alunos e orientar as intervenções pedagógicas;
4 ( ) A família deve ser informada sobre o desempenho do aluno, mas não tem o direito de contestar os resultados da avaliação;
5 ( ) A avaliação deve ser participativa, envolvendo tanto o professor quanto o aluno na construção dos critérios e na análise dos resultados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
1 ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem;
2 ( ) A avaliação somativa, que ocorre ao final de um período, é suficiente para acompanhar o progresso dos alunos e orientar a prática pedagógica;
3 ( ) A avaliação deve ser diagnóstica, buscando identificar as necessidades individuais dos alunos e orientar as intervenções pedagógicas;
4 ( ) A família deve ser informada sobre o desempenho do aluno, mas não tem o direito de contestar os resultados da avaliação;
5 ( ) A avaliação deve ser participativa, envolvendo tanto o professor quanto o aluno na construção dos critérios e na análise dos resultados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), qual expressão que na atualidade suscita discussões na área da Educação Matemática?