Filtrar


Questões por página:
Sobre as adaptações necessárias na oferta de educação básica para a população rural, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
( ) Os conteúdos curriculares e metodologias devem ser apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. ( ) Deverá haver uma organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. ( ) É necessária a adequação à natureza do trabalho na zona rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Com relação à estrutura e à história do sistema de ensino, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A Escola, investida pela “Sociedade" de uma função única e exclusivamente técnica, mantém uma relação unívoca com a economia dessa sociedade.

( ) A tarefa da escola é a reprodução da estrutura das relações de classe, pois, uma vez que não possui autonomia alguma, cabe a ela moldar-se segundo a lógica de estruturação da sociedade.

( ) O sistema de ensino possui uma autonomia relativa, isto é, tem o poder de reinterpretar as exigências externas e tirar partido das ocasiões históricas para realizar sua lógica interna.

De acordo com o ponto de vista que Bourdieu defende em sua obra A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.
No final do ano letivo, João ficou surpreso com o resultado final de avaliação de seu filho, aluno do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba. Segundo João, seu filho é um aluno dedicado, mas apresentou baixo desempenho em Matemática, embora apresentasse excelente desempenho nas outras áreas do conhecimento. João procurou, então, saber o que ele poderia fazer para rever o resultado final e soube que poderia recorrer dele com apoio na Deliberação CMESO no 01/2001, visto que seu Art.3o dispõe que “A avaliação feita na escola, respeitado o disposto no seu Regimento, levará em conta o desempenho global do aluno, no conjunto dos componentes curriculares cursados durante o ano ou período letivo”, complementando que a avaliação deve ser considerada em seu caráter
O conceito da inclusão é definido como um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender às necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. Requer uma ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, um currículo que contemple a criança em desenvolvimento, atendendo às suas especificídades no contexto de convivência, e uma prática pedagógica:
Conhecer a legislação e o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas compreende algumas habilidades desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: I. Conhecer os documentos básicos da legislação e das políticas nacionais e estaduais relacionadas ao ensino fundamental. II. Conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema Estadual de Ensino. III. Atuar de acordo com as responsabilidades da SEE/MG para os anos iniciais do ensino fundamental. IV. Estabelecer interlocução com os profissionais da área de educação. Estão corretas as afirmativas: