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Concurso:
TSE
Disciplina:
Engenharia de Software
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Dentro dos paradigmas da orientação a objetos, um recurso é utilizado para indicar a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. Nesse caso, um objeto pode enviar a mesma mensagem para objetos semelhantes, mas que implementam a sua interface de formas diferentes. Este recurso é conhecido por
Concurso:
TSE
Disciplina:
Engenharia de Software
A Análise e Projeto Orientado a Objetos oferece suporte a um recurso que apresenta as características listadas a seguir.
I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.
II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.
III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.
Esse recurso denomina-se
I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.
II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.
III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.
Esse recurso denomina-se
Concurso:
TSE
Disciplina:
Engenharia de Software
O termo Orientado a Objetos (OO) tem por significado a organização de um software como uma coleção de objetos distintos que incorporam a estrutura de dados e comportamento. Na metodologia OO são usados três modelos para descrever um sistema de diferentes pontos de vista.
Observe.
I. Descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos.
II. Descreve os aspectos de um objeto que mudam com o tempo.
III. Descreve como os objetos em um sistema cooperam para conseguir resultados mais amplos.
I, II e III Implementam diagramas e gráficos caracterizados, respectivamente, nos modelos de
Observe.
I. Descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos.
II. Descreve os aspectos de um objeto que mudam com o tempo.
III. Descreve como os objetos em um sistema cooperam para conseguir resultados mais amplos.
I, II e III Implementam diagramas e gráficos caracterizados, respectivamente, nos modelos de
Concurso:
TST
Disciplina:
Engenharia de Software
Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.
O exemplo ilustra o conceito de
O exemplo ilustra o conceito de
Concurso:
TST
Disciplina:
Engenharia de Software
Na orientação a objetos