Questões de Concurso
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                Concurso:
                TSE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Dentro dos paradigmas da orientação a objetos, um recurso é  utilizado  para  indicar  a  capacidade  de  abstrair  várias  implementações  diferentes  em  uma  única  interface.  Nesse  caso, um objeto pode enviar a mesma mensagem para objetos  semelhantes,  mas  que  implementam  a  sua  interface  de  formas diferentes. Este recurso é conhecido por 
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                TSE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      A Análise e Projeto Orientado a Objetos oferece suporte a um  recurso que apresenta as características listadas a seguir.
I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.
II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.
III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.
Esse recurso denomina-se
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.
II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.
III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.
Esse recurso denomina-se
                Concurso:
                TSE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      O  termo  Orientado  a  Objetos  (OO)  tem  por  significado  a  organização  de  um  software  como  uma  coleção  de  objetos  distintos  que  incorporam  a  estrutura  de  dados  e  comportamento. Na metodologia OO são usados três modelos  para  descrever  um  sistema  de  diferentes  pontos  de  vista.  
Observe.
I. Descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos.
II. Descreve os aspectos de um objeto que mudam com o tempo.
III. Descreve como os objetos em um sistema cooperam para conseguir resultados mais amplos.
I, II e III Implementam diagramas e gráficos caracterizados, respectivamente, nos modelos de
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Observe.
I. Descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos.
II. Descreve os aspectos de um objeto que mudam com o tempo.
III. Descreve como os objetos em um sistema cooperam para conseguir resultados mais amplos.
I, II e III Implementam diagramas e gráficos caracterizados, respectivamente, nos modelos de
                Concurso:
                TST
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e  excluir. Considere que  Aluno e  Professor são classes  derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são  sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles. 
O exemplo ilustra o conceito de
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O exemplo ilustra o conceito de
                Concurso:
                TST
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Na orientação a objetos