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Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
No quesito organização e legislação do ensino da Educação Física, a Base Nacional Comum Curricular tem tido importância fulcral na estruturação atual do ensino básico brasileiro. Sobre a Educação Física no ensino fundamental, o documento estabelece as seguintes unidades temáticas:
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
No contexto da cultura corporal, os conteúdos curriculares da Educação Física devem permitir o resgate cultural e simbólico que aquela prática carrega consigo. Um exemplo é a capoeira e suas marcas culturais ligadas à formação da população brasileira.
Com base no trabalho com a capoeira, é possível dialogar conceitualmente e de forma interdisciplinar com a seguinte temática curricular:
Com base no trabalho com a capoeira, é possível dialogar conceitualmente e de forma interdisciplinar com a seguinte temática curricular:
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
A Educação Física escolar demanda um trabalho que não resida apenas na performance voltada ao melhoramento do movimento. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, é preciso abordar também conceitos e atitudes que permeiem o conteúdo trabalhado. No contexto da saúde e da qualidade de vida, os alunos podem, por exemplo, aprender alguns conhecimentos sobre as práticas de atividade e exercício físico e seus impactos positivos na saúde do indivíduo.
De acordo com o Guia de atividade física para a população brasileira, assinale a alternativa que representa corretamente a dimensão conceitual da temática saúde que pode ser abordada no contexto escolar.
De acordo com o Guia de atividade física para a população brasileira, assinale a alternativa que representa corretamente a dimensão conceitual da temática saúde que pode ser abordada no contexto escolar.
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
Curriculistas no campo da Educação Física ressaltam a pluralidade que o conteúdo da área apresenta. Contudo, historicamente, o campo se deteve a trabalhar essencialmente com a manifestação esportiva, o que marginalizou os demais conteúdos que poderiam figurar no currículo escolar. Diante desse argumento, podemos nomear uma estratégia didático-pedagógica essencial para explorar a pluralidade curricular da área e, ainda, ampliar a mobilização dos alunos para a prática da disciplina. Tal estratégia é corretamente denominada como
Disciplina:
Educação Física
Para Darido e Rangel (2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais têm função de documento normativo, mas têm, também, uma abordagem