Filtrar


Questões por página:

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão inseridos no tema de políticas públicas porque foram estabelecidos por lei ordinária.

As metas de currículos desenvolvimentistas de educação física para crianças estão relacionadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. Com relação a tais metas, julgue o item a seguir.


A criação de um ambiente em que as crianças sejam estimuladas a se tornar fisicamente ativas é uma meta referente à área afetiva.

Com relação ao que é proposto no currículo de Educação Física sobre o eixo temático Esporte, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O esporte é uma instituição social que já foi considerada o maior fenômeno cultural do século XX.

( ) É importante também que a escola discuta o esporte como um direito garantido na Constituição da Repúplica Federativa do Brasil de 1988, no seu art.217 que prevê que os recursos públicos sejam prioritariamente destinados à promoção do esporte educacional.

( ) Ao assumir o esporte como uma prática educativa, a proposta curricular considera que algumas ações metodológicas presentes nas aulas de Educação Física precisam ser problematizadas, objetivando re-significá- las.

( ) Para viabilizar o jogo, é imprescindível, também, que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

Corresponde a alternativa correta a opção:

Com relação ao que é proposto no currículo de Educação Física sobre o eixo temático Jogos e brincadeiras, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Alguns autores consideram os termos “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira” como sinônimos, pois todos eles sintetizam a vivência do lúdico.

( ) O jogo, a brincadeira e a festa, para além do prazer, da satisfação, são entendidos como instantes de reconhecimento do homem como produtor de história e de cultura, por isso merecem ser problematizados.

( ) Analisar a influência dos jogos eletrônicos, dos videogames e dos jogos de computador na vida de jovens e adolescentes é uma importante habilidade a ser desenvolvida por meio deste eixo temático.

( ) É importante considerar que as brincadeiras, por mais ingênuas que possam parecer, podem contribuir com determinado projeto de sociedade, por isso precisam ser discutidas e re-significadas.

Corresponde a alternativa correta a opção:

Com relação ao que é proposto no currículo de Educação Física sobre o eixo temático Ginástica, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em suas primeiras sistematizações, na Europa oitocentista, a ginástica era prescrita como “receita” e “remédio” para todos os males.

( ) É importante que o ensino da ginástica permita a liberdade de agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas;

( ) A ginástica geral é uma das possibilidades de trabalho, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos e as opções que ela oferece.

( ) Como parte do processo de “esculpir o corpo” e adequá-lo aos padrões impostos pela mídia, a ginástica tem-se tornado solução para tal.

Corresponde a alternativa correta a opção: