Questões de Concurso
Filtrar
142 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 29
Questões por página:
Com relação ao que é proposto no currículo de Educação Física sobre o eixo temático Jogos e brincadeiras, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Alguns autores consideram os termos “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira” como sinônimos, pois todos eles sintetizam a vivência do lúdico.
( ) O jogo, a brincadeira e a festa, para além do prazer, da satisfação, são entendidos como instantes de reconhecimento do homem como produtor de história e de cultura, por isso merecem ser problematizados.
( ) Analisar a influência dos jogos eletrônicos, dos videogames e dos jogos de computador na vida de jovens e adolescentes é uma importante habilidade a ser desenvolvida por meio deste eixo temático.
( ) É importante considerar que as brincadeiras, por mais ingênuas que possam parecer, podem contribuir com determinado projeto de sociedade, por isso precisam ser discutidas e re-significadas.
Corresponde a alternativa correta a opção:
Com relação ao que é proposto no currículo de Educação Física sobre o eixo temático Ginástica, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em suas primeiras sistematizações, na Europa oitocentista, a ginástica era prescrita como “receita” e “remédio” para todos os males.
( ) É importante que o ensino da ginástica permita a liberdade de agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas;
( ) A ginástica geral é uma das possibilidades de trabalho, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos e as opções que ela oferece.
( ) Como parte do processo de “esculpir o corpo” e adequá-lo aos padrões impostos pela mídia, a ginástica tem-se tornado solução para tal.
Corresponde a alternativa correta a opção:
A proposta curricular da SEE/MG delimita como Conteúdo Básico Comum (CBC) o ensino da Ginástica (eixo temático III). As habilidades condizentes com esse Eixo Temático são:
I. Compreender os benefícios da caminhada.
II. Executar alongamentos para os diferentes grupos musculares.
III. Compreender a relação entre a atividade física, dieta, balanço calórico e saúde.
IV. Analisar a influência da mídia na prática da ginástica.
V. Compreender a prática da ginástica como possibilidade para a vivência do lazer.
Estão corretos os itens:
A proposta curricular da SEE/MG, delimita como Conteúdo Básico Comum (CBC) o ensino das Danças e Expressões Rítmicas - Eixo Temático IV. Para a Educação Física no Ensino Médio os tópicos a serem desenvolvidos nas aulas são:
I. Dança e mídia;
II. Exercícios coreográficos;
III. Criação e improvisação;
IV. Danças internacionais;
V. Dança e relações de gênero.
Estão corretos os itens: