Questões de Concurso
Filtrar
300 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 60
Questões por página:
Além da indicação estética, a rinoplastia vem sendo indicada com frequência para tratamento de obstrução nasal, como por insuficiência de válvula nasal. Sobre a insuficiência da válvula nasal e sua abordagem, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As principais alterações anatômicas responsáveis são: colapso do rebordo alar, colapso do dorso nasal cartilaginoso, desvio septal alto, hipertrofia de cornetos inferiores, nariz com ponta mergulhante, columela alargada e desvio septal caudal.
( ) Exames de imagem, rinomanometria e nasofibroscopia são necessários para sua avaliação.
( ) Raramente é necessária a remoção do excesso de tamanho vertical do septo caudal para correção do desvio septal caudal.
( ) São fatores de risco para desenvolver insuficiência de válvula interna no pós-operatório de uma rinoplastia, principalmente quando abordado o dorso nasal: ossos próprios curtos, pele fina e idade avançada.
( ) Enxertos do tipo spreader grafts são os mais utilizados para manejo da insuficiência de válvula nasal externa.
( ) O strut de crus lateral geralmente é realizado com cartilagem septal e tem utilidade na insuficiência da válvula nasal interna.
Assinale a sequência correta.
O hiperparatireiodismo, resultado da hipersecreção persistente do hormônio paratireoideo, tem diferentes causas e muitas vezes é pouco sintomático. O tratamento cirúrgico é indicado seguindo critérios específicos.
Com relação ao hiperparatireoidismo e seu tratamento cirúrgico, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a PRR, assinale a alternativa incorreta.
A otite externa necrotizante é uma infecção grave que começa no conduto auditivo externo (CAE) e se estende à base do crânio, sendo a Pseudomonas aeruginosa o agente causador em até 98% dos casos. Sobre as otites externas necrotizantes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O início do quadro é como uma otite externa difusa aguda, o que pode retardar o diagnóstico.
( ) Geralmente há sinais sistêmicos como febre ou taquicardia.
( ) A membrana timpânica está usualmente intacta.
( ) Um dos pontos cardinais diagnósticos é o envolvimento de pares cranianos.
( ) A imagem por ressonância magnética é o exame mais importante para avaliar a extensão da doença, enquanto a tomografia computadorizada está indicada para a avaliação da evolução da doença.
Assinale a sequência correta.
As complicações intracranianas das otites médias são pouco frequentes, mas ainda têm elevada taxa de mortalidade. A faixa etária mais acometida é a de indivíduos jovens e a associação de mais de uma complicação é relativamente comum. Considere as seguintes afirmativas sobre as complicações intracranianas das otites médias.
I. A meningite é mais comum em crianças e, quando decorrente de otite média aguda, deve ser tratada com antibioticoterapia parenteral, dexametasona e mastoidectomia.
II. A tromboflebite do seio sigmoide sem componente supurativo pode-se manifestar apenas com febre.
III. O abscesso epidural pode ser assintomático e só diagnosticado no momento da cirurgia ou incidentalmente, por exame de imagem.
IV. O abscesso encefálico é a complicação intracraniana mais comum e ocorre mais frequentemente no lobo temporal e cerebelo.
V. O empiema subdural é uma emergência neurocirúrgica que deve ser suspeitada em casos de deterioração neurológica, convulsões ou hemiplegia com otite média.
Estão corretas as afirmativas