Filtrar


Questões por página:
O tratamento da gastroenterite causada por rotavírus é inespecífico e consiste fundamentalmente na prevenção e na correção da desidratação e do desequilíbrio eletrolítico, além do tratamento de outros sinais e sintomas, como náuseas, vômitos e febre. Deve-se manter a dieta alimentar normal e não se recomenda o uso de antimicrobianos nem de antidiarreicos.
Todo caso suspeito ou confirmado de cólera deverá ser notificado de forma imediata (em até 24 horas) pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível.
Tanto a teníase quanto a cisticercose são doenças de notificação compulsória imediata. Os casos diagnosticados devem ser informados aos serviços de saúde em até 24 horas, visando mapear as áreas afetadas, para que se possa adotar as medidas sanitárias indicadas.
É considerado caso suspeito de esquistossomose todo indivíduo residente e/ou procedente de área endêmica com quadro clínico sugestivo das formas: aguda, crônicas ou assintomáticas, com história de contato com as coleções de águas onde existam caramujos eliminando cercárias. Todo suspeito deve ser submetido a exame parasitológico de fezes.
A transmissão da coqueluche se dá através de gotículas de saliva liberadas pelo doente por meio de tosse, espirro ou fala. O compartilhamento de objetos contaminados também pode transmitir essa doença.