Filtrar


Questões por página:
Segundo a classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, os aspectos essenciais do Transtorno de Pânico são:
Considerando as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), assinale a opção correta.
mostrar texto associado
Tendo como referência o caso hipotético apresentado no texto 6A3, considerando as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue os itens a seguir.

I Aline demonstra preocupação com a aparência física, o que vem comprometendo seu funcionamento social.
II O comportamento repetitivo apresentado por Aline pode oscilar entre ir e vir por períodos de semanas, meses ou anos.
III Aline apresenta um transtorno que pode ser comórbido à tricotilomania.

Assinale a opção correta.
Leia com atenção:
⃣ As neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. ⃣ O que distingue a neurose da normalidade é assim a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória. ⃣ De um modo geral, o estado psicótico é permanente. ⃣ Episódios somente afetam pessoas com doença mental.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência das proposições acima é:
Analise as afirmativas a seguir:
I. No transtorno de pânico, o indivíduo experimenta ataques de pânico inesperados recorrentes e está persistentemente apreensivo ou preocupado com a possibilidade de sofrer novos ataques de pânico ou alterações desadaptativas em seu comportamento devido aos ataques de pânico. Os ataques de pânico são ataques abruptos de medo intenso ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados de sintomas físicos e/ou cognitivos. Os ataques podem ser esperados, como em resposta a um objeto ou situação normalmente temido, ou inesperados, significando que o ataque não ocorre por uma razão aparente. II. A neuropsicologia é uma área de interface entre a neurologia, a fisioterapia, a bioquímica e a psicologia. De um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso (compreendendo a perspectiva científica) e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos a partir de análises exclusivamente laboratoriais.
Marque a alternativa CORRETA: