Questões de Concurso
Filtrar
47 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
Para desenvolver seu trabalho com eficiência e sensibilidade, um cuidador precisa conhecer as características dos principais transtornos mentais com os quais ele pode lidar em ambiente escolar.
Relacione os seguintes transtornos a suas respectivas descrições.
1. Esquizofrenia
2. Depressão
3. Autismo
( ) Transtorno invasivo de desenvolvimento, que ocorre geralmente na infância, e afeta a capacidade cognitiva, o comportamento, a comunicação e a linguagem.
( ) Transtorno caracterizado por tristeza, perda de interesse, apresentando sentimento de culpa, baixa autoestima, cansaço e falta de concentração.
( ) Transtorno definido por distorções na percepção, no pensamento, no comportamento e na linguagem, que podem se apresentar na forma de alucinações e delírios.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Incapacidade de recordar informações autobiográficas importantes que deveriam estar bem guardadas na memória e comumente seriam prontamente lembradas.
A característica acima refere-se ao transtorno psicológico:
Francisco passava suas noites jogando pôquer. Por causa de faltas, ele perdeu seu emprego em um escritório de contabilidade e sua esposa ameaçou pedir o divórcio caso ele continuasse jogando. Francisco está saindo para jogar durante o dia e diz para a esposa que está trabalhando informalmente. Ele acredita que irá conseguir recuperar o que perdeu e pagar as dívidas que contraiu com empréstimos e inadimplência.
Sobre a situação descrita acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Francisco lança mão do mecanismo de defesa de conversão, obtendo através do jogo o prazer que não encontra em seu casamento.
II. Grupos de autoajuda, como Jogadores Anônimos, são uma estratégia terapêutica reconhecida para o manejo comportamental do problema.
III. No Jogo Patológico frequentemente há comorbidade com transtornos do humor, de ansiedade e dependência de álcool e outras drogas.
Está correto o que se afirma em:
A mãe de Leo,8 anos, foi chamada na escola. O menino recusa-se a fazer as tarefas, anda pela sala de aula atrapalhando os colegas, afronta os professores e insultou a diretora ao ser punido com a perda do recreio. Quando é surpreendido em alguma falta, Leo reage com raiva e culpa as outras crianças. A mãe de Leo relatou que em casa ele resiste a limites e enfrenta sua autoridade.
De acordo com o CID – 10 e com o DSM-V, pode-se reconhecer no quadro apresentado por Leo características do: