Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O padrão de projeto orientado a objetos denominado singleton exprime o fenômeno recorrente na análise que é a existência de muitas aplicações nas quais há um objeto que é a única instância de sua classe.
Um padrão de projeto (do inglês design pattern) é uma solução reutilizável para problemas que ocorrem com frequência dentro de um determinado contexto de um projeto de sistema de software orientado a objetos, e que ganhou popularidade com o catálogo denominado Padrões GoF ('Gang of Four') que define e organiza essas soluções reutilizáveis em 3 famílias conforme o propósito de cada solução.

Os padrões de projetos denominados Composite, Factory Method e Memento, que fazem parte desse catálogo, pertencem, respectivamente, às famílias:
Na engenharia de software, os padrões de projetos comportamentais tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos. São exemplos típicos dessa família:
No que se refere a design patterns, o padrão que objetiva separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, é o
Um técnico deseja usar um padrão de projeto de criação que permita que as subclasses da aplicação possam variar. Este padrão deverá ser focado no processo de instanciação e encapsular a criação de objetos, deixando as subclasses decidirem quais objetos criar e garantindo assim, baixo acoplamento. Para conseguir o que deseja, o técnico selecionou o padrão de projeto que possui uma classe abstrata Creator que define um método especifico para criação de objetos. Trata-se do padrão: