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Os padrões de projeto denominados GoF (Gang of Four) são divididos em um grande número de tipos. Em função dessa grande quantidade de padrões, foi necessário classificá-los em três famílias/classificações. Assinale a alternativa que as apresenta.

A adoção de padrões de projeto proporciona uma reutilização estratégica durante o desenvolvimento de software, uma vez que promove o reuso de soluções previamente validadas e notadamente bem conhecidas (reuso de rationale). A figura apresenta um diagrama de classes que modela o controlador responsável por controlar o nível de dificuldade de um jogo eletrônico. Vale salientar que o nível de dificuldade pode ser ajustado em tempo de execução, a partir do perfil de cada jogador.



Assinale a alternativa que representa o padrão de projetos que foi utilizado no exemplo apresentado na figura.

Na hierarquia dos componentes visuais da biblioteca Java AWT (do inglês, AbstractWindow Toolkit), há containers e componentes. Containers, tais como os representados pelas classes Frame, Panel, Dialog e Applet agregam outros componentes, tais como os representados pelas classes Button e Label. Um container pode também conter sub-containers. Logo, um container pode conter containers ou componentes.

Oracle,2016. Disponível em: <http://docs.oracle.com/javase/8/docs/technotes/guides/awt/ >. Acesso em: 30 jul.2016.

Na figura, é ilustrado, de forma resumida, o diagrama de classes dos componentes visuais AWT. Qual o padrão de projeto que representa a estrutura de relacionamento entre as classes?

Considere os seguintes requisitos funcionais de um software de frente de caixa de uma sorveteria:

I. ao selecionar um tipo qualquer de sorvete, pode-se adicionar vários condimentos a esse sorvete (tais como coberturas de diferentes sabores, granulados etc.) e o sistema deve calcular o valor total (sorvete + condimentos) dinamicamente ao fechar o pedido;

II. ao fechar o pedido, o sistema deve permitir adaptar o tipo de pagamento (cartão de crédito ou débito com desconto);

III. ao concluir o pedido, o sistema deve permitir que o valor total e a descrição do pedido sejam enviados a outros objetos (ou módulos) do sistema que estejam interessados nesses dados.

Com base nos requisitos funcionais detalhados acima, qual dos padrões de projetos abaixo são adequados para resolver cada requisito funcional, respectivamente?

Considerando os padrões definidos pelo GoF (Gang of Four), assinale a opção correta.