Filtrar


Questões por página:

Na hierarquia dos componentes visuais da biblioteca Java AWT (do inglês, AbstractWindow Toolkit), há containers e componentes. Containers, tais como os representados pelas classes Frame, Panel, Dialog e Applet agregam outros componentes, tais como os representados pelas classes Button e Label. Um container pode também conter sub-containers. Logo, um container pode conter containers ou componentes.

Oracle,2016. Disponível em: <http://docs.oracle.com/javase/8/docs/technotes/guides/awt/ >. Acesso em: 30 jul.2016.

Na figura, é ilustrado, de forma resumida, o diagrama de classes dos componentes visuais AWT. Qual o padrão de projeto que representa a estrutura de relacionamento entre as classes?

Considere os seguintes requisitos funcionais de um software de frente de caixa de uma sorveteria:

I. ao selecionar um tipo qualquer de sorvete, pode-se adicionar vários condimentos a esse sorvete (tais como coberturas de diferentes sabores, granulados etc.) e o sistema deve calcular o valor total (sorvete + condimentos) dinamicamente ao fechar o pedido;

II. ao fechar o pedido, o sistema deve permitir adaptar o tipo de pagamento (cartão de crédito ou débito com desconto);

III. ao concluir o pedido, o sistema deve permitir que o valor total e a descrição do pedido sejam enviados a outros objetos (ou módulos) do sistema que estejam interessados nesses dados.

Com base nos requisitos funcionais detalhados acima, qual dos padrões de projetos abaixo são adequados para resolver cada requisito funcional, respectivamente?

Considerando os padrões definidos pelo GoF (Gang of Four), assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta o padrão de arquitetura de software que, no âmbito DDD (domain driven design), é uma implementação do padrão para ajudar a prototipar, desenvolver e implantar rapidamente aplicativos orientados a domínio.
mostrar texto associado
O diagrama apresenta a descrição de um design pattern GoF. Esse padrão usa as interfaces genéricas para criar os objetos concretos que fazem parte da família de objetos. O cliente não sabe ou não se importa com quais objetos concretos obtém de cada PatternConcreto, pois usa apenas as interfaces genéricas de seus produtos. Esse design pattern de criação separa detalhes da implementação de um conjunto de objetos de seu uso e é denominado