Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O diagrama apresenta a descrição de um design pattern GoF. Esse padrão usa as interfaces genéricas para criar os objetos concretos que fazem parte da família de objetos. O cliente não sabe ou não se importa com quais objetos concretos obtém de cada PatternConcreto, pois usa apenas as interfaces genéricas de seus produtos. Esse design pattern de criação separa detalhes da implementação de um conjunto de objetos de seu uso e é denominado
A técnica de adaptação de um componente de software que encapsula o componente original e atual como filtro para requisições recebidas, determinando o comportamento do componente como desejado, é denominada
Questão Anulada
Assinale a opção que apresenta o padrão de projeto que tem por objetivo separar o display de estado de um objeto a partir do objeto em si e que permite que sejam fornecidos displays alternativos.
Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens do uso de padrões de software (software patterns):

I. Padrões de projeto proporcionam um vocabulário comum de projeto, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
II. Padrões de projeto auxiliam no desenvolvimento de software por meio da reutilização do projeto de soluções computacionais já testadas e aprovadas.
III. Uma biblioteca de padrões pode ajudar a melhorar e padronizar o desenvolvimento de software.

As assertivas corretas são:
Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.

II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.

III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.

IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.