Filtrar


Questões por página:
Com relação à prevenção da endocardite bacteriana, assinale a opção que corresponde ao regime profilático padrão, recomendado pela American Heart Association, para pacientes de alto risco para endocardite e que não apresentem hipersensibilidade reconhecida a nenhum medicamento.
Assinale a alternativa que apresente uma patologia epitelial.
Em exame clínico da cavidade bucal de crianças, a constatação de petéquias palatinas por felação ou a presença de condiloma acuminado, determina a necessidade de o cirurgião-dentista realizar a notificação compulsória às autoridades competentes, em função da suspeita de
“Uma patologia que afeta mais homens acima de 45 anos, com a exposição a longo prazo ao calor, a mucosa do palato se torna difusamente cinza ou branca; numerosas pápulas ligeiramente elevadas são observadas, geralmente com centros vermelhos puntiformes; tais pápulas representam inflamação das glândulas salivares menores e seus orifícios ductais. A queratina no palato pode se tornar tão espessada, frequentemente apresentando um aspecto fissurado ou “lama seca”. A lesão branca pode também envolver a gengiva marginal e papilas interdentais; a hiperqueratose na mucosa jugal pode ser encontrada. Pode haver nos dentes uma mancha marrom-escura ou preta. É caracterizada por hiperqueratose e acantose do epitélio do palato, leve infiltrado inflamatório crônico irregular na lâmina própria e nas glândulas salivares acessórias. Metaplasia escamosa do ducto excretor é normalmente vista, e um exsudato inflamatório pode ser notado dentro do lúmen do ducto. Nos casos com elevação papular, epitélio ductal hiperplásico pode ser visto perto do orifício. O grau de hiperplasia epitelial e hiperqueratose apresenta uma correlação positiva com a duração e o nível de exposição ao calor. Displasia epitelial é rara”. A patologia descrita é:
Segundo o Manual de Especialidades em Saúde Bucal (Ministério da Saúde,2008), a biópsia incisional é a mais indicada para lesões de maiores dimensões, de maneira geral a opção por esta pode (e deve) ser feita sempre que o profissional não conseguir estabelecer clinicamente o diagnóstico, sendo um recurso que permite uma melhor definição terapêutica para cada doença. São fases da sequência de intervenção à biópsia incisional, EXCETO: