Filtrar


Questões por página:
É o tumor mais comum de glândulas salivares, podendo envolver tanto as glândulas maiores como as menores:
O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é um tipo de tumor maligno das glândulas salivares que foi descrito pela primeira vez em 1983. Uma vez reconhecido como uma entidade específica, ficou constatado que esse tumor possui aspectos clinicopatológicos próprios. Além disso, o adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é o segundo tumor maligno de glândula salivar intra-oral mais comum.
Com relação a essa neoplasia, é correto afirmar:
Quando a lesão é sabidamente agressiva, seja pela determinação histopatológica ou pelo comportamento clínico, ou é de tal consistência que torna difícil a remoção completa através de enucleação ou curetagem, a remoção pode ser facilitada pela ressecção da lesão com margens ósseas adequadas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas lesões odontogênicas com essa indicação de tratamento.
Um paciente de 25 anos apresenta uma imagem radiográfica da região de incisivos superiores onde se observa uma estrutura radiolúcida ovalada, localizada entre as raízes dos incisivos centrais. O dentista suspeita que se trata de uma estrutura anatômica normal e não de uma patologia. Com base na radiografia dento-maxilo-mandibular, qual é a estrutura observada?

Julgue o item subsequente.


Lesões bucais precursoras do câncer oral, como leucoplasia e eritroplasia, são importantes marcadores de risco para o desenvolvimento de câncer oral. A identificação precoce e o monitoramento de lesões bucais suspeitas, seguidos por biópsia e avaliação histopatológica, são essenciais para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz do câncer oral.