Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O tratamento da candidíase aguda pseudomembranosa consiste em
 
I. administração sistêmica de fluconazol.
II. remoção cirúrgica da lesão.
III. aplicação tópica de nistatina.
IV. uso de antifúngicos orais.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
mostrar texto associado
A candidíase é uma infecção oportunista que, com alguma frequência, se segue ao quadro descrito. A candidíase aguda pseudomembranosa apresenta algumas características clínicas, como a
mostrar texto associado
Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de
Paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, comparece ao consultório odontológico com queixa de que no último ano seus dentes da maxila se separaram. Ao exame clínico, notou-se ausência de sinais de doença periodontal. O exame radiográfico periapical da maxila mostrou uma ligeira perda óssea periodontal, compatível com a idade do paciente, além de hipercementose irregular nas raízes de quase todos os elementos dentários e um aspecto de “flocos de algodão” do osso adjacente.

A patologia de base do paciente mais provável é a:

Uma paciente foi atendida no serviço de odontologia, queixando-se de dor na região do incisivo lateral superior direito. Na história clínica, referiu que, desde os nove anos de idade, realizava cirurgias para a remoção de um cisto na região. No exame intrabucal, foram constatadas a ausência do referido dente e uma fístula no local. Por meio da radiografia periapical, foi possível observar uma zona radiolúcida circunscrita que provocava afastamento dos dentes vizinhos e se estendia até o rebordo alveolar. Diante desse quadro, foram realizados o tratamento endodôntico dos dentes vizinhos e a enucleação da lesão. Nos pós-operatórios de um e de três anos, foi constatado que a lesão persistiu.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

Caso seja realizada uma punção aspirativa cujo conteúdo obtido seja pastoso e com aspecto de margarina, o diagnóstico será de cisto radicular.