Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tabaco sem fumaça, é correto afirmar que:

Em relação as doenças orais, os cânceres orais são tratados por cirurgia, terapia de radiação ou por quimioterapia. Muitas vezes, a combinação dessas três terapias é usada. Os agentes quimioterápicos são drogas potentes que destroem ou desativam rapidamente as células cancerígenas em divisão. O efeito colateral significativo dessas drogas frequentemente envolve os tecidos orais. Em relação aos efeitos colaterais dessas drogas da quimioterapia, analise as afirmativas abaixo:


I. Xerostomia é o aumento da salivação, a boca inundada pelo excesso de secreção salivar normal é outro fenômeno transitório na quimioterapia. A recuperação geralmente ocorre dentro de 10 dias.

II. Mucosite ocorre como uma mudança inflamatória da mucosa oral, em que a mucosa assume uma aparência esbranquiçada.

III. As úlceras aftosas são um efeito adverso comum para a maioria dos agentes quimioterápicos.


É correto o que se afirma em:

A sequência de Pierre Robin ou anomalia de Pierre Robin é reconhecida por ter como características a micrognatia mandibular, a glossoptose (obstrução das vias aéreas causada pelo deslocamento posterior e inferior da língua) e também a presença de defeitos congênitos. O defeito congênito mais comum associado à patologia citada em humanos é:
O cirurgião-dentista avalia o caso de um paciente com uma luxação intrusiva do dente 51, com a parte incisal aparente clinicamente. O exame radiográfico indicou que não houve dano ao folículo do germe dentário do dente sucessor, que intruiu em direção vestibularizada. Nesse caso, é recomendado adotar a conduta:
A doença de von Willebrand é o resultado da deficiência de uma glicoproteína plasmática chamada de fator de von Willebrand (FVW). Muitos casos dessa doença são brandos e podem ser clinicamente insignificativos. No entanto, os casos mais severos podem promover equimoses, epistaxe, hemartoses, entre outras deficiências. A proteína coagulante normalmente afetada juntamente com o FVW e o mecanismo primário subjacente a esta patologia são, respectivamente: