Filtrar


Questões por página:
Sobre as lesões endoperio, pode-se afirmar que:
Paciente compareceu ao consultório para consulta de rotina, relatando dor na região dos pré-molares superiores do lado direito ao beber água gelada. Ao realizar o exame radiográfico, foi possível identificar cárie extensa em região mesial do elemento 14, sem acometimento pulpar e sem lesão periapical. Após a remoção do estímulo, logo cessou a dor e respondeu de forma positiva no teste térmico ao frio. No mesmo raio x, foi possível observar cárie extensa no dente 16 em região distal, com acometimento pulpar e com lesão periapical. No teste térmico ao frio, respondeu de forma negativa. O diagnóstico correto e a melhor conduta para ser realizada em cada elemento dentário são:
O diagnóstico endodôntico deve ser realizado com atenção antes do início do tratamento. Ao avaliar um paciente para a realização de diagnóstico e tratamento endodôntico, o profissional precisa observar que:
Testes de vitalidade pulpar são realizados com o objetivo de determinar se o dente está inflamado, lesionado ou se há a necessidade de tratamento endodôntico. Um paciente, após a realização desses testes, com resposta negativa, fez o exame radiográfico, que detectou que a coroa dental de determinado dente apresentava-se hígida e com discreto espessamento em ligamento periodontal. Na inspeção clínico-visual, o dentista também identificou coroa dental levemente escurecida. Essa avaliação caracteriza a seguinte alteração odontológica:
O cirurgião-dentista, ao atender um paciente, nota que o mesmo apresenta um ponto de flutuação com conteúdo inflamatório purulento, localizado no tecido periodontal relativo ao dente incisivo central direito superior, com seu ponto de conexão ao meio externo se estendendo ao longo da face lateral da raiz do dente supracitado. O cirurgião-dentista conclui que está diante de um caso de: