Filtrar


Questões por página:
Freire (1974), em “Pedagogia do Oprimido”, propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre o professor, o estudante e a sociedade. No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I - A afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos.
II - A relação professor-aluno baseia-se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
III - A teoria freiriana aponta o diálogo como uma postura necessária à relação professor-aluno e ao processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA:
Para Freire (1996), saber ensinar não é transferir conhecimento, MAS
Paulo Freire (1921-1997) é o patrono da educação no Brasil. Ele desenvolveu um método inovador para a educação de jovens e adultos, com foco na emancipação intelectual da pessoa. Freire acreditava que o objetivo da educação era:
De acordo com Freire (2007), a concepção de analfabetismo está relacionada ao fato desta ser encarada ora como uma “erva daninha” (daí a expressão: “erradicação do analfabetismo”) ora como uma “enfermidade” que passa de um a outro, quase por contágio, ora como uma “chaga” deprimente a ser “curada” e cujos índices, estampados nas estatísticas de organismos internacionais, dizem mal dos níveis de “civilização” de certas sociedades. Ainda no mesmo livro, o autor estabeleceu qual a sua compreensão de alfabetização, especialmente, a alfabetização de adultos. Acerca dessa compreensão de alfabetização, considere as seguintes afirmações:

I- A alfabetização não pode ser a das classes dominantes, instaura-se como um processo de busca, de criação, em que os alfabetizandos são desafiados a perceber a significação profunda da linguagem e da palavra.
II- A alfabetização resume-se ao ato mecânico de depositar palavras, sílabas e letras nos alfabetizandos. Este depósito é suficiente para que os alfabetizandos comecem a firmar-se, uma vez que, em tal visão, empresta-se à palavra um sentido mágico.
III- A alfabetização envolve os alfabetizandos em suas relações com o mundo e com os outros. Mas, esse fazer global, fundado na prática social dos alfabetizandos, contribui para que estes se assumam como seres do fazer da práxis.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.