Filtrar


Questões por página:
Paulo Freire, em sua imersão reflexiva acerca do modo convencional de educar, o classifica como “educação bancária”. As opções abaixo apresentam os traços característico da postura docente que correspondem a esse modelo, problematizado por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação ao pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir.
I. O modo como se organizam as relações no ambiente escolar reflete uma posição política em relação às estruturas sociais.
II. A transferência de conhecimentos do professor para o aluno é a ferramenta mais adequada para a sua conscientização.
III. A educação é uma forma de exercício de liberdade e de humanidade para os que estão em posição social de subalternidade.

Está de acordo com o pensamento do autor o que se afirma em
O impossível é transformar o mundo que, para ser, tem de estar sendo, num mundo inapelavelmente imóvel, em que nada pudesse ocorrer fora do já estabelecido. Um mundo plano, horizontal, sem tempo. Algo assim até que é compatível com a vida animal, mas incompatível com a existência humana. É neste sentido que o animal se adapta a seu suporte enquanto o ser humano, integrando-se a seu contexto, por nele intervir, o transforma em mundo. Por isso também mulheres e homens contamos a história do que ocorre no suporte; falamos da vida ou das várias formas de vida que nele se realizam enquanto a história de que falamos e que se processa no mundo é a história feita pelos seres humanos e que os faz e refaz.
(FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2015, ed. digital, grifos do autor)
Podemos inferir a partir do fragmento acima que a linguagem tem um significado social e cultural por ser
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a educação na perspectiva de Paulo Freire.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire, em diversas obras suas, alega que o desenvolvimento infantil está intimamente relacionado com a construção de habilidades motoras e cognitivas. Assim, o tema psicomotricidade tem grande importância na formação da criança como um todo, sendo assim, é dispensável o desenvolvimento das habilidades motoras do ponto de vista social, cognitivo e afetivo, para a construção do ser. II. No interacionismo proposto por Vygotsky, encontramos uma visão de desenvolvimento baseada na concepção de um organismo ativo, cujo pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência, social. III. A pedagogia libertadora é caracterizada por abolir completamente o uso de livro didático nas escolas.
Marque a alternativa CORRETA: