Questões de Concurso
Filtrar
106 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 22
Questões por página:
Sturzenegger (2017) ao descrever o papel da Educação à Distância, cita Paulo Freire: “Freire entendia a tecnologia como uma das “grandes expressões da criatividade humana” e como “a expressão natural do processo criador, em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo” (Freire,1968a, p.98). A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos” (Freire, 1968a, p.98) e é elemento para a afirmação de uma sociedade (Freire,1993a). Freire ainda destaca que “o avanço da ciência e da tecnologia não é tarefa de demônios, mas sim a expressão da criatividade humana” (Freire, 1984, p.6), reiterando o que já havia afirmado no livro Ação cultural para a liberdade e outros escritos (1968a).” (STURZENEGGER,2017, p.75).
Analise as afirmativas abaixo, a partir do trecho acima apresentado:
I. É necessário haver interatividade e participação entre professores e alunos para a criação de vínculos no intuito de formar estudantes autônomos.
II. O ensino à distância, por ser visto como instrumento de democratização da educação, pode promover uma sociedade mais justa.
III. A interação, aos moldes de Paulo Freire, não supõe uma relação dialógica entre professor/aluno.
Assinale a alternativa correta:
Segundo as ideias de Paulo Freire expressas no texto precedente, o letramento prescinde do conhecimento da diversidade de textos que percorrem a sociedade, de suas funções, intencionalidades e especificidades, bem como das ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.
A concepção freireana de leitura está de acordo com a ideia de alfabetizar letrando, que consiste em orientar a criança a aprender a ler e a escrever, levando-a a conviver com práticas sociais de leitura e de escrita.
Para estar sintonizado com o que indica Paulo Freire no texto precedente, o ensino de língua portuguesa deve amparar-se em diversas práticas de leitura, especialmente naquelas relacionadas à cultura tradicional e contemporânea do estudante.
Nos anos finais do ensino fundamental, o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve amparar-se, para se coadunar com a perspectiva de leitura de Paulo Freire, no aumento progressivo da complexidade e da criticidade das situações comunicativas, sem se desconsiderarem a ludicidade e o aspecto pragmático da língua.