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Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que


o professor deve romper a distância que possa existir entre ele e o educando, facilitando o diálogo e estimular a prática do pensar.

"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996, p.24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue o item que se segue.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996, p.24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue o item que se segue.

Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.

O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para