Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Na proposta freiriana, qualquer indivíduo é capaz de construir conhecimento, podendo ser considerado produtor de cultura. Dessa forma, é fundamental que os processos educativos ofereçam aos alunos oportunidades de confrontar seus conhecimentos com informações embasadas, sólidas e significativas para a reconstrução e a reconstrução de novas noções, por meio da prática dialógica. Compreende-se, portanto, que Freire reconhece a importância dessa prática dialógica na construção do conteúdo da ação educativa, possibilitando maneiras diversas de formular e organizar o currículo, sob uma perspectiva libertadora.


mostrar texto associado
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.

Julgue o item a seguir.


Paulo Freire pensa a ação educativa valendo-se da necessária postura que deve ter o educador progressista, entendido aqui como aquele que, estando consciente de sua responsabilidade, com competência técnica, associa o ensino do conteúdo à leitura crítica da realidade, inquietando os educandos, desafiando-os para que percebam que o mundo pode ser mudado, transformado, reinventado. Para tanto, o autor propõe uma educação transformadora, educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças.

Julgue o item a seguir.


As práticas pedagógicas problematizadoras, que rompem com os esquemas característicos da educação tradicional, transformando o educador naquele que não apenas educa, mas que enquanto educa é educado em diálogo com o educando. Essa proposta amplamente difundida por Paulo Freire estabelece uma relação do olhar vertical sob as práticas de ensino da educação.

mostrar texto associado
O conhecimento crítico das relações entre os seres humanos e o mundo surge como resultado de um jogo intelectualista que se constitui fora da prática, afirma Paulo Freire. A prática, nesse contexto, está compreendida nas situações concretas que são codificadas para serem submetidas à análise crítica.