Questões de Concurso
Filtrar
272 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 55
Questões por página:
( ) O professor deve evitar ler para seus alunos, para permitir que eles sejam mais participativos nas aulas e, assim, possam treinar mais a leitura. ( ) Possibilitar aos alunos a escolha de suas leituras. Fora da escola, o autor, a obra ou o gênero são decisões do leitor. Tanto quanto for possível, é necessário que isso se preserve na escola. ( ) Durante o momento de leitura dos alunos, é interessante o professor interromper para perguntar sobre o que estão achando, se estão entendendo e outras questões. ( ) Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros na escola. Bons textos podem ter o poder de provocar momentos de leitura junto com outras pessoas da casa. ( ) Construir na escola uma política de formação de leitores na qual os mais aptos possam contribuir com sugestões para desenvolver uma prática constante de leitura que envolva o conjunto da unidade escolar
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
I. reconhecer a presença dos princípios que fundamentam normas e leis no contexto social. II. refletir parcialmente sobre as normas morais, buscando a legitimidade na realização do bem individual. III. valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.
Marque a opção que indica o(s) objetivo(s) CORRETO(S).
I. reconhecem a importância da participação construtiva do aluno e a intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos. II. consideram a diversidade regional, cultural e política existente no País, priorizando referências nacionais para as práticas educativas. III. orientam o cotidiano escolar e os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores. IV. organizam os conteúdos em relação ao ano escolar dispensando a estruturação em ciclos, correspondente a 2 anos escolares. V. possuem caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais ao longo das etapas.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Assinale a alternativa que aponta uma das formas de avaliação da educação física segundo os PCN’s.
Observe a figura a seguir.
*Estrutura dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (MEC/SEF,1997).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes às quatro primeiras séries da educação Fundamental, constitui-se num trabalho que visa auxiliar o fazer dos profissionais da Educação, e a Educação Física é contemplada com este recurso do então Ministério da Educação e do Desporto. É um instrumento útil de apoio para o desenvolvimento pedagógico na escola. Leia com atenção as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas, com relação aos objetivos do Ensino Fundamental relativo à aprendizagem dos alunos.
( ) Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles e contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
( ) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
( ) Utilizar apenas a linguagem corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais relacionadas ao universo do movimento corporal dentro e fora do ambiente escolar.
( ) Posicionar-se de maneira passional, porém, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões por si e autonomamente diante do processo de amadurecimento mediado pela escola.
( ) Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.