Filtrar


Questões por página:

Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados.

I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem.

II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento.

III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções.

IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc.

Das finalidades acima estão corretas:

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo alguns princípios.

I A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição.

II A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem.

III Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.

Dos princípios acima:

Indique qual proposta pedagógica, indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é utilizada como forma de superar o foco somente no ensino e no professor, para dar espaço ao processo de formação do aluno.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), para o ensino das diversas disciplinas nas escolas brasileiras, compreende uma ferramenta de apoio importante para educadores desenvolverem seu trabalho diário nas salas de aula. Com base na abordagem desse material para a caracterização da importância do ensino de Arte nas escolas, assinale a alternativa correta.
Adotados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL,1997), os temas transversais devem ser trabalhados não como um componente curricular específico a ser incorporado ao currículo da escola, mas como temáticas envolvendo questões sociais, que, por não terem sido devidamente contempladas pelas disciplinas convencionais, precisam permeá-las de forma mais capilarizada. Acerca desses conteúdos, pode-se afirmar que incluem as seguintes temáticas, exceto: