Filtrar


Questões por página:
Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde.
II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais.
III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais.

Assinale:
Assinale a opção que não está de acordo com o que os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam conceitualmente para estabelecer relações entre interdisciplinaridade e transversalidade.

O conceito de transversalidade tem sido contemplado nas propostas curriculares das duas últimas décadas, com destaque para as orientações curriculares emanadas das instâncias incumbidas de formular políticas públicas para a educação no Brasil. Os “Parâmetros Curriculares Nacionais” integram o conjunto de documentos que expressam isso.

As opções a seguir estão de acordo com a concepção de transversalidade defendida nos PCN, à exceção de uma. Assinale-a.

No Brasil, as diretrizes para orientar e normatizar os educadores para desenvolver seu trabalho são apresentados pelos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os PCNs, podemos afirmar:
O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território nacional, valores e vidas. O trabalho volta‐se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de exclusão social da criança e do adolescente."

(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília,1997, p.36).

Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.