Filtrar


Questões por página:
A respeito do conhecimento matemático, considere as seguintes afirmações. I. É importante que tanto alunos como professores tenham, em algum grau, conhecimento acerca da história da matemática, pois este auxilia no processo de contextualização do conhecimento. II. Por ser um tipo de conhecimento que pouco envolve a mediação social, a matemática precisa ser contextualizada de modo adequado no ambiente escolar, para que os alunos sintam-se motivados. III. O processo de aprendizagem da matemática contribui para o desenvolvimento de funções psicológicas, tais como análise, síntese, comparação, abstração e generalização. São verdadeiras:
No Ensino Fundamental, as competências matemáticas devem ser desenvolvidas de maneira diversificada, de acordo com a maturidade dos alunos. Dessa maneira, pode-se afirmar que:
Ao se falar sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental muito se discute sobre a importância da resolução de problemas, o qual os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs) destaca como recurso imprescindível ao ensino. Dessa forma, os PCNs sugerem que:
A respeito da interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considere as afirmações seguintes. I. A partir de projetos, deve se contemplar diferentes linguagens e gêneros textuais, para que os alunos conheçam princípios dos mais diversos sistemas de representação. II. A interdisciplinaridade não é uma prioridade neste ciclo inicial, já que a alfabetização é o eixo central dos processos de ensino e aprendizagem. III. Elaborar metas claras e simples de planejamento facilita a execução do projeto, que não deve ser reformulado ao longo de seu desenrolar. Estão corretas:
Garantir o acesso dos alunos a gêneros textuais diversificados é uma atitude importante a fim de colaborar no processo de formação de leitores. A respeito disso, é correto afirmar: