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As metodologias ativas procuram criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam:
1. Explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo. 2. Aprender a interagir com colegas, professores e pais. 3. Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva sobre as suas práticas. 4. Assimilar e acumular informações a partir da centralidade da figura do professor.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
No uso das metodologias ativas pode-se identificar as seguintes características, EXCETO:
Considerando a obra de José Carlos Libâneo (1994), analise a sentença abaixo:

Planejar possibilita mais experiência para antecipar o que pode acontecer. Com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade vai tomar (1ª parte). Não é desejável prever cada minuto da aula. Os planos vão se construindo a cada etapa, dependendo do que foi percebido na etapa anterior (2ª parte). Se o plano de aula prevê tempo e espaço para os alunos se manifestarem, a possibilidade de indisciplina é grande e de aprendizado problemático também (3ª parte).

Quais partes estão INCORRETAS?
De acordo com Severino, “Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O Projeto é o registro deste planejamento”. (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez,2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Metodologias Ativas.
( ) As metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional.
( ) As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
( ) O papel do professor é de um mediador, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias e argumentos.
( ) Design thinking é uma metodologia que estimula o ensino lúdico e o pensamento analítico, desenvolvendo habilidades antes inéditas na sala de aula.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.